Opinião: «Os portugueses vão pagar em dobro os sacrifícios e os esforços» - TVI

Opinião: «Os portugueses vão pagar em dobro os sacrifícios e os esforços»

Marques Mendes

Marques Mendes esperava mais das medidas de austeridade apresentadas pelo Governo

Relacionados
Marques Mendes esperava ver outras medidas contempladas no pacote apresentado pelo Governo para fazer face ao défice. Na intervenção semanal, na TVI24, Marques Mendes considerou ainda que o Executivo de José Sócrates deveria ter avançado com medidas para combater a crise muito antes e que, por não o ter feito, os portugueses vão agora «pagar em dobro».

«Gostava de ter visto a extinção de algumas empresas públicas que não são necessárias para nada, a extinção de alguns institutos públicos que têm funções duplicadas com outros, a extinção de alguns serviços e direcções gerais do Estado. (...) Gostava de ter visto, nestas medidas, a diminuição do peso do Estado, da máquina do Estado», exemplifica.

«As medidas agora são mais duras porque é necessário fazer em seis meses aquilo que poderia ser feito em 12. Ou seja, os portugueses vão pagar em dobro os sacrifícios, os esforços e os impostos», acrescentou.

«São sacrifícios a dobrar, por força de quê? Da teimosia e da irresponsabilidade do engenheiro Sócrates, que brincou com o fogo», acusou.

«Brincou com o fogo no ano passado, em 2009, que era ano de eleições. Gastou-se à grande e à francesa e o défice foi o que foi. (...) Voltou a brincar com o fogo este ano, porque, em vez de adoptar medidas em Janeiro, demorou seis meses», sublinhou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados