Alegre quer formar corrente de opinião no PS - TVI

Alegre quer formar corrente de opinião no PS

  • Portugal Diário
  • 8 fev 2008, 19:18
Manuel Alegre no XV Congresso do PS - Foto de Paulo Novais para Lusa

Deputado reúne-se no sábado com militantes. Direcção socialista não está preocupada

Relacionados
O deputado Manuel Alegre reúne-se sábado com militantes socialistas que apoiaram a sua candidatura às últimas presidenciais para uma «reflexão comum» sobre a situação do país com o propósito de criar uma corrente de opinião no partido.

A reunião está prevista para as 14h30, depois de um almoço num hotel de Lisboa, e deverá contar «com mais de cem» militantes de «todos os distritos e ilhas», alguns dos quais mandatários da candidatura presidencial de Alegre nos distritos, segundo fonte da organização.

Alegre, que já esclareceu que não quer formar um novo partido e negou que estivesse a ser pressionado nesse sentido, escreveu no seu site na Internet que o único objectivo da reunião é «uma reflexão comum sobre a situação do PS e do país» tendo em vista contribuir «para uma eventual corrente de opinião socialista».

Em entrevista hoje no jornal Público, Manuel Alegre afirma que já não se revê «neste PS», mas defendeu que é possível uma mudança feita «por dentro».

Apesar de reconhecer algumas reformas ao PS e ao Governo de José Sócrates, como a lei da paridade e a lei que despenalizou o aborto, Manuel Alegre questiona-se se as reformas na saúde e segurança social não serão antes «contra-reformas», defendendo que cabe aos socialistas construírem alternativas.

Manuel Alegre candidatou-se às presidenciais de 2005 como independente impulsionado por um movimento que veio a designar-se MIC - Movimento Intervenção e Cidadania. Foi o segundo mais votado, com 20,7 por cento dos votos, a seguir a Cavaco Silva, enquanto o candidato oficial do PS, Mário Soares, ficou com 14, 3 por cento dos votos.

Direcção desdramatiza reunião de apoiantes de Alegre

O porta-voz do PS desdramatizou a reunião de apoiantes de Manuel Alegre nas presidenciais de 2006, que se realiza sábado em Lisboa, afirmando que o partido «é plural e admite o debate e as divergências» «O PS é um partido plural que admite o debate e as divergências», afirmou o deputado e dirigente socialista, em declarações à Agência Lusa.

Para Vitalino Canas, a reunião de sábado, em que Alegre vai juntar militantes socialistas que o apoiaram nas eleições presidenciais, «é mais uma acção política» do ex-candidato independente, que teve mais votos do que Mário Soares, apoiado pela direcção do PS. Quarta-feira, no programa Quadratura do Círculo, o antigo ministro e ex-dirigente socialista Jorge Coelho afirmou-se preocupado com esta reunião e com a eventualidade de o deputado e poeta poder vir a optar por criar um novo partido.

Numa entrevista ao diário Público, Manuel Alegre afirma que não se revê «neste PS», cujo aparelho partidário é «um muro perfeitamente impenetrável», mas rejeita a criação de novo partido, defendendo que a mudança tem de ser feita «por dentro».
Continue a ler esta notícia

Relacionados