OE: Mário Soares acredita num acordo - TVI

OE: Mário Soares acredita num acordo

Mário Soares

Ex-presidente da República considera «grave» cenário de demissão

Relacionados
O antigo Presidente da República Mário Soares mostrou-se este sábado convicto de que haverá acordo para aprovar o Orçamento do Estado para 2011 e «bom senso mínimo» para evitar uma crise política «grave», decorrente da eventual demissão do Governo, escreve a Lusa.

«Acho que vai haver um acordo, porque acho que vai haver o bom senso mínimo para não criar uma situação política, uma crise não financeira e económica mas política, de não haver Governo», disse Mário Soares aos jornalistas em Beja, à margem da sua intervenção na sessão de encerramento do segundo dia do colóquio «O Alentejo e a 1.ª República».

O antigo Chefe de Estado reagia assim à hipótese, admitida na sexta-feira pelo primeiro ministro, José Sócrates, de o Governo PS não continuar em funções se o Orçamento do Estado para 2011 for rejeitado.

Segundo Mário Soares, a eventual demissão do Governo PS seria «grave», já que, actualmente, «não pode haver» substituição nem demissão do Parlamento, porque o Presidente da República, Cavaco Silva, «já está impedido de o fazer» e o que vier a ser eleito «vai estar também impedido durante uns meses».

«Ficar o país sem Governo este tempo todo é uma coisa seríssima, uma falta de senso», alertou Mário Soares.

No entanto, Mário Soares defendeu que «é preciso reduzir o défice, porque senão a situação vai piorar muito, e acabar com o endividamento externo, público e privado, de Portugal».
Continue a ler esta notícia

Relacionados