PCP contra privatização do Aeroporto Sá Carneiro - TVI

PCP contra privatização do Aeroporto Sá Carneiro

Empresários do norte apoiam sugestão de Belmiro

Comunistas defendem seria um ataque ao desenvolvimento da região

Relacionados
O PCP/Porto afirmou esta sexta-feira que a privatização da gestão do Aeroporto do Porto seria mais um grave ataque do governo à economia e ao desenvolvimento da região, informa a agência Lusa. O modelo está a ser analisado pela Junta Metropolitana.

Os comunistas, para quem o aeroporto Francisco Sá Carneiro é um dos «factores de competitividade da Área Metropolitana do Porto», manifestaram «o mais veemente repúdio» pela sua eventual privatização. A privatização «subjugaria os interesses do país e da região a interesses privados» que pretendem «obter benefícios financeiros para os quais em nada contribuíram».

Para o PCP, a gestão regionalizada ou municipalizada também não é uma solução para o aeroporto, que foi considerado «um dos melhores do mundo dentro da sua classe».

A Junta Metropolitana do Porto (JMP) anunciou esta sexta-feira que irá reunir com o Governo, a Associação Empresarial de Portugal (AEP) e Belmiro de Azevedo para debater a questão do modelo de gestão para o aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Segundo o presidente da JMP, Rui Rio, a ideia é defender uma gestão «autónoma do novo aeroporto de Lisboa», que deverá passar por uma «parceria público-privada». «É muitíssimo positivo que a Sonae esteja disponível para gerir o aeroporto», afirmou.

Rui rio adiantou que a reunião com Belmiro de Azevedo visa abordar «pormenores» sobre o modelo de gestão que a Junta defende e o que pretende o empresário. Belmiro de Azevedo assumiu já estar a estudar um projecto para o aeroporto, mas «só com gestão exclusivamente privada».
Continue a ler esta notícia

Relacionados