Conselho Europeu: Governo e PS falham acordo - TVI

Conselho Europeu: Governo e PS falham acordo

Fracassaram as negociações sobre políticas europeias

Fracassaram as negociações entre Governo e Partido Socialista sobre políticas europeias. Em comunicado enviado à TVI, nesta sexta-feira, o Governo diz que «apesar de todos os esforços de conciliação feitos para se obter um consenso político alargado em torno das grandes questões europeias, não foi possível chegar a um acordo».

Nos últimos dias representantes das duas partes têm estado reunidos. A delegação do Executivo tem sido liderada por Vítor Gaspar, que não participou na última reunião. Do PS têm estado à mesa Eurico Brilhante Dias e Óscar Gaspar.

Os socialistas têm defendido um reforço do papel do Banco Central Europeu e do fundo de equilíbrio financeiro. No comunicado enviado à TVI, podem ler-se as razões para o falhanço das negociações: «A insistência do PS em incluir propostas e abordagens que estão fora do consenso europeu mais básico, e a sua intransigência na inclusão de reivindicações que não estão em cima da mesa na Europa, são dificilmente compreensíveis.»

Também em comunicado, o PS já lamentou «que a intransigência do Governo tenha impedido a obtenção de um consenso em matéria europeia». «O PS não compreende que o Governo esteja mais interessado em não desalinhar da senhora Merkel do que em defender o interesse nacional.»

Apesar das críticas, o Partido Socialista admite que o Governo se aproximou das posições do PS mas diz que isso não foi suficiente.

PSD e CDS vão agora apresentar um projeto de resolução para ser votado na próxima semana. No documento a que a TVI teve acesso, a maioria defende que o Banco Central Europeu deve ter um papel central na supervisão de bancos de todos os estados membros. PSD e CDS querem também um aumento do capital do Banco Europeu de Investimento para permitir financiamento a pequenas e médias empresas, convergência fiscal na zona euro e uma união bancária europeia.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE