Quais as marcas mais conhecidas dos portugueses? - TVI

Quais as marcas mais conhecidas dos portugueses?

telemóvel

PT, TMN e Coca-Cola lideravam a tabela de 2007

Relacionados
A TMN o Meo e a Vodafone, foram as marcas mais conhecidas pelos portugueses em 2008, de acordo com um estudo da Publivaga relativo ao reconhecimento espontâneo das marcas.

À pergunta «que anúncios recorda ter visto publicitados recentemente?», cerca de 5,3 por cento dos inquiridos responderam a TMN. Outros 3,4 por cento responderam o Meo e 3,3 por cento responderam a Vodafone.

Os anúncios em causa são relativos a todos os meios publicitários e não apenas à televisão e incluem marcas de produtos distintos (não apenas de telecomunicações).

Em 2007, esta tabela era liderada pela PT, seguida da TMN e depois pela Coca-Cola. A Vodafone surgia em quarto lugar.

Fonte oficial da PT disse à agência que a liderança da TMN (empresa de comunicações móveis do grupo PT) em 2008 «não é justificada por um aumento do investimento», já que este foi praticamente igual nos dois anos (cerca de 72 milhões de euros).

Houve a preocupação de fazer o enfoque «nalgumas linhas de comunicação», acrescentou a mesma fonte, como seja a campanha dos Reis Magos, o TMN Negócios, as campanhas de Verão e Natal e o e-escolas.

O Meo, serviço de Internet, televisão e telefone do grupo PT, surgiu em segundo lugar, apesar de só ter sido criado em Abril de 2008.

«O lançamento (do Meo) foi muito bem conseguido», segundo fonte da PT, com histórias curtas protagonizadas pelos Gatos Fedorentos.

A queda de posições da PT em 2008 (em seis posições, para o sétimo lugar) reflecte a opção tomada de deixar de apostar na «marca institucional» e passar a apostar mais numa «marca estratégica», de acordo com a mesma fonte, num ano em que o investimento feito na marca PT baixou para quatro milhões de euros.

A Vodafone, que fez um investimento publicitário de cerca de 82 milhões de euros, surge em terceiro lugar na lista das marcas mais recordadas, uma posição acima da registada no ano anterior.

A Lusa procurou obter uma reacção da Vodafone, mas até ao momento não obteve resposta.

O estudo da Publivaga foi feito a indivíduos com idades entre os 8 e os 64 anos, residentes na área da grande Lisboa e do grande Porto. Foram feitas 900 entrevistas telefónicas por semana, totalizando 46.800 entrevistas.

Os dados obtidos correspondem à média das respostas em todas as semanas do ano.
Continue a ler esta notícia

Relacionados