Fisco apanha 500 milhões em seis meses - TVI

Fisco apanha 500 milhões em seis meses

contas

Mais de 400 inspecções diárias, até Junho, conduziram a inspecção fiscal a 500 milhões de euros escondidos.

Relacionados
O Fisco continua a apertar o cerco aos contribuintes faltosos. No primeiro semestre deste ano, as Finanças inspeccionaram mais de 73 mil contribuintes, o que equivale a cerca de 403 inspecções por dia. O imposto directamente encontrado em falta atingiu os 503,8 milhões de euros, avança o «Diário Económico».

De acordo com os dados do Ministério das Finanças, com um menor número de inspecções, menos 4,9% de inspecções face ao período homólogo do ano passado, o Fisco encontrou mais 8,7% de impostos em falta, face aos 463,7 milhões de euros detectados no período homólogo.

Das inspecções realizadas resultaram 2,7 mil milhões de euros de correcções à matéria colectável, o que representa mais do dobro, - 120% - face aos 1,2 mil milhões de euros de 2006. Deste valor, mais de 621 milhões de euros foram regularizações voluntárias às bases tributáveis, mais 49,1% do que em 2006, o que revela um aumento do cumprimento voluntário. Por outro lado, os contribuintes regularizaram 176 milhões de euros do imposto encontrado em falta, mais 40,1% do que o verificado em 2006.

As Finanças continuam assim o esforço de arrecadação de receita fiscal, que atingiu os 20,4 mil milhões de euros nos primeiros sete meses do ano, mais 8,3%.

O desafio passa agora por tentar manter as receitas fiscais nos actuais níveis, após a saída de Paulo Macedo da Direcção-Geral dos Impostos. Isto depois de as cobranças coercivas terem registado em Julho, o melhor nível do ano (154 milhões de euros).

Assim, não é de estranhar que o saldo orçamental das Administrações Públicas tenha melhorado mais de 900 milhões de euros, para 3,3 mil milhões de euros, nos primeiros seis meses do ano. A despesa do Estado aumentou 4,1%, mas está dentro do padrão de segurança.
Continue a ler esta notícia

Relacionados