Teodora Cardoso: banca tem de fazer aquilo para que serve - TVI

Teodora Cardoso: banca tem de fazer aquilo para que serve

Teodora Cardoso

Após ajudas estatais, sector terá de financiar o desenvolvimento da economia

Relacionados
Os bancos terão de ser «obrigados» a fazer aquilo para que servem: financiar a economia de forma a permitir o seu desenvolvimento.



Quem o diz é Teodora Cardoso. A economista considera que, no decurso da actual crise financeira e económica, é fundamental que os mercados interbancários de financiamento voltem a funcionar, por isso mesmo, sublinha, as medidas tomadas pelos Governos, de apoio à recapitalização dos bancos e de disponibilizar garantias para que estes possam mais facilmente financiar-se, são muito importantes.



Mas, numa fase seguinte, uma vez reforçadas as condições do sistema financeiro, Teodora Cardoso considera que será necessário «forçar» as instituições financeiras a desempenharem aquele que é o seu papel: conceder crédito.



«Depois será necessário obrigar os bancos a fazerem aquilo para que servem. Os bancos não podem ser meros objectos decorativos, para ficarem sentados em cima do capital, eles servem para financiar o desenvolvimento da economia», disse a economista na 4ª conferência anual da Ordem dos Economistas.



Mas Teodora Cardoso deixa um alerta: «Também não se pode financiar tudo, é necessário desenhar uma política para que o financiamento seja canalizado para aumentar a competitividade e o emprego e estimular o crescimento económico», ressalvou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados