Alerta: aumento do incumprimento das hipotecas em Portugal - TVI

Alerta: aumento do incumprimento das hipotecas em Portugal

Consumidores em pânico

Santander lidera portfolio de instrumentos financeiros assegurados por dívida

Relacionados
A Moody's, agência de ratings internacional, revelou esta quinta-feira um aumento na tendência de incumprimento a 60 dias nos instrumentos financeiros portugueses garantidos por hipotecas. A taxa situou-se nos 2,43% no terceiro trimestre, bem acima dos 1,63% registados no período homólogo de 2007.

«A tendência de 2003 mostra que o incumprimento a 60 dias desceu para os 1,05%, depois de 27 meses em que se situou nos 1,92%» em Portugal, diz Ignacio Rivela, analista da Moody, citado pela «Reuters».

O especialista diz ainda que «a evolução do incumprimento da dívida em Portugal revelou uma ligeira deterioração, mesmo durante o período de recuperação económica» e prevê que o crescimento económico nacional deverá continuar a abrandar, pelo que espera que «o incumprimento se continue a agravar».

O valor total de instrumentos financeiros portugueses garantidos por hipotecas aumentou para os 21,7 mil milhões de euros no terceiro trimestre deste ano, mais 20,6% que no homólogo.

O Banco Santander Totta representa 37,7% do portfolio total de instrumentos financeiros assegurados por dívida existentes actualmente em Portugal.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos