Preço da luz aumenta 2,9% em 2008 - TVI

Preço da luz aumenta 2,9% em 2008

Energia

(Actualiza com mais dados)

Relacionados
Os consumidores portugueses vão pagar em média mais 2,9 por cento pela electricidade no próximo ano.

Este aumento acaba de ser anunciado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), que tem este pelouro de definir as tarifas da luz.

Desta forma, os consumidores de Portugal Continental, de baixa tensão normal inferior a 20,7 kVA (domésticos), vão assistir a um aumento da tarifa de venda da energia eléctrica de 2,9%.

Este aumento de 2,9% significa mais 1,09 euros por mês. Segundo o presidente da ERSE, Vítor Santos, «a taxa de 2,9% teve uma variação de cerca de um euro por mês».

No entanto, os portugueses das regiões autónomas são mais penalizados. Nos Açores, a maioria dos consumidores vai pagar mais 3,3% e, os da Madeira, 5,8%.

Mesmo assim, esta subida de preço é pouco significativa, sobretudo tendo em conta que Portugal tem um défice tarifário para pagar de mais de 800 milhões de euros.

Recorde-se que, no ano passado, a entidade, na altura presidida por Jorge Vasconcelos, propôs um aumento de cerca de 15% para os preços da luz de forma a liquidar mais rapidamente o défice tarifário que o país tem.

Apesar disso, o ministro da Economia, Manuel Pinho, interveio e limitou esta subida a 6%, o que causou grande polémica e levou à demissão de Vasconcelos e consequente eleição do actual presidente, Vítor Santos.

Ainda este ano, a ERSE procedeu a uma revisão extraordinária das tarifas em Junho, justificados pela cessação do anterior modelo de contratualização de energia (Custos de Manutenção de Equilíbrio Contratual-CMEC) e implementação dos Custos de Aquisição de Energia (CAE).

No entanto, esta revisão, a ter efeito de Setembro a Dezembro de 2007, apenas vai gerar uma poupança de 28 cêntimos por mês para os domésticos, até final do ano.

(Notícia em actualização)
Continue a ler esta notícia

Relacionados