Sócrates: proposta do Código do Trabalho torna País melhor - TVI

Sócrates: proposta do Código do Trabalho torna País melhor

Sócrates

PM acusa PCP de querer condicionar os sindicatos

Relacionados
O secretário-geral do PS, José Sócrates, acusou no sábado, em Braga, o PCP de «querer condicionar os sindicatos», para que não cheguem a um consenso com o Governo na revisão do Código de Trabalho, ao apresentar uma moção de censura no Parlamento.

«A proposta que apresentamos é boa, correcta, equilibrada, defende os trabalhadores e a economia e abre as portas a um país melhor», afirmou, citado pela agência «Lusa».

O dirigente socialista falava perante 200 militantes do PS do distrito de Braga, numa sessão de explicação sobre as propostas de alteração do Código de Trabalho, que decorreu na sede da Associação Industrial do Minho.

Após o ministro Vieira da Silva ter explicado as alterações que estão em discussão para alteração do Código, José Sócrates disse que «nenhum Governo teve, até agora, a coragem de apresentar propostas tão ousadas na concertação social» e que beneficiam, em simultâneo, os trabalhadores e a economia.

Novo conceito: trabalho «subordinado»

José Sócrates insurgiu-se igualmente contra as posições do PCP e da CGTP-Intersindical, que classificou de «puro radicalismo», e insistiu na rejeição da tese dos comunistas de que a «redução de seis para três anos, do período máximo dos contratos a prazo, favorece a precariedade».

«Como é possível que alguém diga que esta medida é a favor dos contratos a prazo?», perguntou, «dizendo que ninguém no seu bom juízo e sem demagogia pode dizer tal coisa».

O primeiro-ministro disse ainda que as propostas governamentais encerram «um novo conceito de trabalho subordinado», beneficiando, também, os trabalhadores sujeitos ao chamado «falso recibo verde» e incentivando a sua contratação pelas empresas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados