Preços das portagens não vão aumentar - TVI

Preços das portagens não vão aumentar

Estradas

Inflação a negativo faria com que os preços baixassem, mas concessionárias já garantiram que não vão mexer nos valores

Relacionados
Os preços das portagens, que são actualizados no início de cada ano com base no índice de preços do consumidor, não deverão aumentar em 2010 se a inflação média anual se mantiver negativa, avança esta quarta-feira a agência Lusa.

Bruxelas quer serviço europeu de portagens

Portagens à entrada das cidades ainda não são viáveis

Em Portugal, estas tarifas são actualizadas pelo índice de preços do consumidor homólogo, sem habitação, verificado no último mês para o qual haja dados disponíveis antes de 15 de Novembro e consoante os contratos de concessão das operadoras.

EP rejeita responsabilidades na subida das portagens da A5

A manter-se o cenário de inflação actual (-1,6 por cento), a aplicação da fórmula faria com que os preços descessem.

No entanto, a última palavra é das concessionárias e estas já disseram à Lusa que, o mais provável, é manterem os preços inalterados.

Novas portagens vão reverter para a EP

Já as novas portagens das Scut (auto-estradas sem custos para o utilizador) vão reverter as suas receitas para a Estradas de Portugal (EP).

Passivo da EP aumenta mais de um milhão



Em comunicado enviado ao regulador de mercado, a Mota-Engil, que detém a Aenor, concessionária das vias Costa de Prata e Grande Porto, diz que Estado «demonstrou interesse negocial na alteração das bases das concessões no que se refere ao impacto do respectivo custo nos utilizadores, acolhendo o princípio do utilizador-pagador».

Face a esta situação, as concessionárias das três Scut que passarão a ter portagens acordaram com o Estado serem «essencialmente remuneradas por disponibilidade de serviço», sendo que «as receitas de portagem suportadas pelos utilizadores reverteriam para EP».
Continue a ler esta notícia

Relacionados