Actividade económica começa mal o ano e abranda em Janeiro - TVI

Actividade económica começa mal o ano e abranda em Janeiro

Primeiro-ministro José Sócrates (foto de arquivo)

Economia nacional tinha acelerado no final de 2007

Relacionados
O ano não começou da melhor maneira, no que á actividade da economia nacional se refere. Prova disso é que o indicador coincidente mensal para a evolução homóloga tendencial da actividade económica, calculado pelo Banco de Portugal, diminuiu em Janeiro face ao observado no mês anterior.

Um dado que surge depois de o Instituto Nacional de Estatística (INE) ter revelado há uma semana que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 2 por cento, em volume, no quarto trimestre de 2007 face ao período homólogo.

O consumo privado, que já no final de 2007 vinha dando sinais negativos, também não promete melhores notícias para o início de 2008. Os dados do Banco de Portugal revelam que o indicador coincidente para a evolução homóloga tendencial do consumo privado registou igualmente uma diminuição em Janeiro face ao mês anterior.

Uma tendência que parece acompanhar a europeia. No período de três meses terminado em Janeiro de 2008, de acordo com os Inquéritos de Opinião da Comissão Europeia, a confiança dos consumidores e no sector dos serviços diminuiu face ao quarto trimestre de 2007. No mesmo período, os indicadores de confiança na indústria transformadora e no sector da construção mantiveram o nível registado no quarto trimestre do ano passado, enquanto a confiança no comércio a retalho melhorou ligeiramente.
Continue a ler esta notícia

Relacionados