BCP promete aos trabalhadores nivelar as regalias por cima - TVI

BCP promete aos trabalhadores nivelar as regalias por cima

BPI/BCP

A comissão de trabalhadores do BCP anunciou hoje que obteve o compromisso da administração do banco de que os trabalhadores do BCP e do BPI passarão a ter as regalias que forem superiores em cada um dos bancos.

Relacionados
Em comunicado interno, a comissão de trabalhadores do Banco Comercial Português (BCP) diz que a administração do banco assumiu o «compromisso formal» de «nivelar por cima as regalias sociais» dos trabalhadores, se a OPA lançada sobre o BPI tiver sucesso.

«As regalias sociais serão niveladas por cima, isto é, será estendida a todos os trabalhadores qualquer regalia social actualmente existente no Banco BPI que seja superior às que vigorem no BCP», refere o comunicado.

O BCP fez o anúncio preliminar da oferta sobre a totalidade do capital social do BPI a 13 de Março, oferecendo 5,7 euros em dinheiro por cada acção, o que avalia o BPI em 4,33 mil milhões de euros.

Na apresentação da operação, o presidente do conselho de administração do BCP afirmou que o sucesso da OPA permitirá sinergias anuais de 232 milhões de euros.

No final de 2005, o BCP contava 11 300 funcionários e o BPI cerca de 7000, prevendo o BCP que poderá prescindir de cerca de 3000 trabalhadores, se concretizar a operação.

No comunicado, a comissão de trabalhadores do BCP diz que a administração do banco assumiu o compromisso de a redução de pessoal ser «efectuada através de reformas antecipadas por mútuo acordo, garantindo-se sempre a aceitação das condições pelo trabalhador» e que «nunca serão efectuados despedimentos».

A comissão de trabalhadores diz, também, que a administração se comprometeu a que, «face à necessidade de racionalizar meios, o que implica a reestruturação de serviços e sucursais, serão privilegiados os serviços que melhor respondam às necessidades do banco».

No comunicado, a comissão refere, também, que estará atenta à evolução do fundo de pensões, em virtude da redução de quadros equacionada se a operação se concretizar.
Continue a ler esta notícia

Relacionados