Bush tinha sido prevenido da dimensão do furacão Katrina - TVI

Bush tinha sido prevenido da dimensão do furacão Katrina

Katrina

O Presidente norte-americano tinha sido prevenido pela Agência Federal de Gestão de Crises (FEMA) da amplitude do furacão Katrina antes de este se abater sobre Nova Orleães, revelam extractos de vídeos divulgados quarta-feira pela Agência Associated Press.

Relacionados
O director da FEMA na época, Michael Brown, aparece nestes extractos exclusivos afirmando que o furacão ia ser «enorme», durante um 'briefing' em vídeo-conferência com o Presidente norte-americano, George W. Bush, e o secretário para a Segurança Interna, Michael Chertoff, a 28 de Agosto, na véspera do drama.

«É um mau e um enorme» furacão, disse Michael Brown durante este 'briefing'.

O responsável mostrou-se inquieto com o Superdome, o estádio de Nova Orleães onde se refugiaram os habitantes que não conseguiram fugir da cidade.

«O Superdome está a cerca de 3,6 metros debaixo do nível do marÓ Não sei se o tecto está concebido para resistir a um furacão de categoria 5», disse.

Nos extractos vídeo, o presidente Bush está sentado numa mesa numa pequena sala sem janelas no seu rancho de Crawford (Texas), participando no 'briefing' em teleconferência.

Não colocou uma única pergunta neste 'briefing'.

«Estamos completamente prontos», afirmou.

«Deslocaremos todos os recursos e os meios necessários que temos à nossa disposição depois do furacão», acrescentou.

O furacão Katrina devastou várias cidades costeiras do Mississipi e três quartos de Nova Orleães, inundada debaixo de vários metros de água depois da ruptura dos seus diques.

Mais de 1.200 pessoas perderam a vida.
Continue a ler esta notícia

Relacionados