Fernando Ulrich considera fácil derrotar OPA do BCP - TVI

Fernando Ulrich considera fácil derrotar OPA do BCP

BPI/BCP

A comissão de trabalhadores do BPI afirma que o presidente da comissão executiva do banco, Fernando Ulrich, considerou hoje fácil derrotar a OPA lançada pelo BCP.

Relacionados
Em comunicado, após uma reunião com a comissão executiva do BPI, a comissão de trabalhadores do banco diz que Ulrich classificou a OPA lançada pelo BCP como «muito hostil ao projecto, à gestão, aos colaboradores e aos clientes» do BPI.

Disse, também, que seria «fácil derrotar a oferta do BCP», já que para esta ter sucesso é necessário «haver 75% dos votos a apoiar a desblindagem de estatutos ou a aquisição de 90% das acções representativas do capital».

Fernando Ulrich reuniu com a comissão de trabalhadores quatro dias depois da apresentação da Oferta pública de Aquisição (OPA) do BCP sobre o BPI.

No comunicado, a comissão de trabalhadores diz que «a comissão executiva do BPI informou estranhar a previsão nesta operação do encerramento de cerca de 300 balcões e da redução de 2.500 a 3.000 efectivos» A comissão de trabalhadores diz que manifesta «igual estranheza» e refere-se à oferta como «uma operação especulativa».

Os trabalhadores consideram que devem estar unidos na defesa «dos postos de trabalho», que consideram estar em causa nesta OPA, «independentemente das discordâncias e insatisfações que tenham em relação à política de pessoal prosseguida pelo BPI» e de «aliciamentos que possam surgir do BCP».

Na quinta-feira, a comissão de trabalhadores do BCP anunciou que tinha obtido da administração o compromisso de que os trabalhadores dos dois bancos passariam a ter as regalias que forem superiores em cada um deles, ou seja «nivelar por cima as regalias sociais» se a OPA tiver sucesso.

No final de 2005, o BCP contava 11.300 funcionários e o BPI cerca de 7.000, prevendo o BCP que poderá prescindir de cerca de 3.000 trabalhadores, se concretizar a operação.

O BCP fez o anúncio preliminar da oferta sobre a totalidade do capital social do BPI a 13 de Março, oferecendo 5,7 euros em dinheiro por cada acção, o que avalia o BPI em 4.330 milhões de euros.

Na apresentação da operação, o presidente do conselho de administração do BCP afirmou que o sucesso da OPA permitirá sinergias anuais de 232 milhões de euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados