Medidas do Governo para reduzir défice são suficientes - TVI

Medidas do Governo para reduzir défice são suficientes

Contas

As medidas apresentadas pelo Governo são suficientes para reduzir o défice para 3%.

Relacionados
No entanto, é necessário que as medidas sejam aplicadas segundo um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), divulgado hoje.

No relatório sobre a economia portuguesa divulgado de manhã, a OCDE diz que «as reformas já aprovadas ou que estão em preparação vão no sentido certo».

«Se forem aplicadas, devem conseguir reduzir o défice orçamental para os três por cento do PIB nos próximos anos», considera a organização internacional.



A OCDE enumera as reformas da segurança social, da saúde e da administração pública como algumas das medidas de fundo que já estão a ser tomadas para permitiram a Portugal crescer mais e melhor, mas reconhece que o processo de consolidação orçamental vai ter custos no curto prazo sobre a actividade económica.



Entende, no entanto, que esses custos podem ser minimizados se o processo de redução do défice orçamental for «credível».



Portugal atingiu em 2005 um défice orçamental de 6% do PIB e comprometeu-se a reduzir esse desequilíbrio abaixo dos 3% até 2008.

«É importante que as autoridades permaneçam firmes na realização da consolidação orçamental e que as reformas estruturais do lado da despesa sejam rapidamente anunciadas e implementadas», conclui a OCDE.



Para controlar melhor a despesa pública e assegurar a sustentabilidade da segurança social, a OCDE sugere ainda que o governo adopte mais medidas para aumentar a idade efectiva da reforma.
Continue a ler esta notícia

Relacionados