Preço da água vai aumentar nas grandes cidades - TVI

Preço da água vai aumentar nas grandes cidades

Preço da água vai aumentar nas grandes cidades

O preço da água vai aumentar dentro de um ano, anunciou o ministro do Ambiente. No entanto, Nunes Correia avisa que o aumento não vai ser aplicado em todo o país, pelo menos inicialmente. Numa primeira fase, a água só vai ser mais cara para os consumidores dos grandes centros urbanos.

Relacionados
O ministro do Ambiente, citado pela TSF, diz que os preços da água estão desfasados, sobretudo entre alguns centros urbanos e o interior do país, e avisa que é preciso corrigir esta situação.

«Nos sítios onde as tarifas são bastantes baixas, como nas zonas urbanas com mais poder de compra, é normal que o preço suba um pouco para compensar os preços de outros sítios do interior onde a água sai mais cara, até por motivos de solidariedade nacional», explica Nunes Correia.

O ministro não esquece a responsabilidade das autarquias, já que cerca de 20% das câmaras não fez ligações entre os reservatórios de água e as torneiras dos consumidores.

«Algumas autarquias utilizaram as verbas disponíveis para outros fins que consideraram mais urgentes», explica. «Mas agora vão ter que arranjar maneiras, como por exemplo as parcerias com privados, para fazer estas ligações», avisa o ministro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados