Preços dos combustíveis vão continuar a subir - TVI

Preços dos combustíveis vão continuar a subir

Combustíveis

Um depósito de já gasóleo já subiu 5 euros em quatro meses

Relacionados
Os preços dos combustíveis estão a aumentar, reflectindo a escalada da cotação do petróleo e dos produtos destilados nos mercados internacionais, o que já elevou o custo do gasóleo em Portugal para o nível mais alto de sempre. Encher um depósito com 50 litros de gasóleo está hoje quase cinco euros mais caro do que no final do ano passado, escreve o «Jornal de Negócios».

E se estas não são boas notícias para os consumidores, ainda estão para vir as más, já que os preços dos combustíveis devem continuar a subir.

Na semana terminada a 18 de Abril o preço médio do litro de gasóleo encontrava-se nos 1,276 euros, o que representa o valor mais elevado de sempre. E já há bombas onde o litro deste combustível se encontra nos 1,299 euros. Considerando o preço médio, divulgado pela Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG), o aumento do gasóleo este ano supera já os 8%. O que significa que para encher um depósito com 50 litros de gasolina terá de desembolsar mais 4,85 euros do que no início deste ano.

Segundo o mesmo jornal, no que respeita à gasolina a subida está a ser menor, mas ainda não chegou a altura do ano que este combustível começa a disparar. A gasolina está 3,17% mais cara do que no início do ano, considerando o preço médio de venda divulgado pela DGEG, o que significa que vai pagar mais 2,15 euros por 50 litros de gasolina.

Mas os aumentos não vão parar. De acordo com o secretário-geral da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro), José Horta, citado pelo «JdN», explica que a procura de gasolina nos mercados inetrnacionais aumenta coma chegada do Verão, devido às longas viagens que os americanos fazem nas férias. Tendo em conta este panorama, espera-se que a gasolina aumente outra vez nos postos de abastecimento para reflectir o comportamento das matérias-primas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados