Produção industrial desacelera em Setembro - TVI

Produção industrial desacelera em Setembro

Fábrica

A produção industrial apresentou uma variação homóloga positiva de 1,6%, em Setembro, correspondendo a uma desaceleração de 2,8 pontos percentuais (p.p.) face ao verificado no mês anterior.

Relacionados
Segundo os dados avançados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), este andamento resultou da desaceleração registada em todos os grandes agrupamentos industriais, com excepção do agrupamento de bens intermédios.



Os agrupamentos de bens intermédios avançou 4,5% e o de energia subiu 1,9%. O agrupamento dos bens intermédios foi o que mais contribuiu para a variação homóloga do índice geral com 2 p.p..

Por seu lado, o agrupamento de energia contribuiu com 0,3 p.p. Já no que se refere ao agrupamento de bens de consumo houve uma queda de 1,1%, correspondendo a um contributo negativo de menos 0,3 p.p., para o andamento do índice geral.

Os bens de investimento contribuíram também de forma negativa para o índice geral, apresentando uma taxa de variação de menos 2,4%, avança o INE.

As secções da indústria transformadora e de electricidade, gás e água contribuíram respectivamente com 1,6 p.p. e 0,2 p.p., para a variação observada no índice geral. As suas taxas de variação homóloga foram de 1,9% e 1,4%, respectivamente. A secção da indústria extractiva apresentou uma taxa de variação homóloga de menos 9,1%.

Comparativamente ao mês anterior, a produção industrial decresceu 2,5%, o que representa uma desaceleração de 7,6 p.p. face à variação registada em Agosto.
Continue a ler esta notícia

Relacionados