PSI20 pressionado pelo BCP e EDP em dia de fraca liquidez - TVI

PSI20 pressionado pelo BCP e EDP em dia de fraca liquidez

Euronext Lisbon

A bolsa de Lisboa abriu a sessão em ligeira queda, e segue com o índice PSI20 a cair 0,06% para 9.659,57 pontos. O dia prevê-se de fraca liquidez, numa altura em que muitos investidores já estão de férias.

Relacionados
As restantes praças europeias abriram em terreno misto, e mantêm a tendência, ainda pressionadas pelos conflitos no Médio Oriente e pela alta do preço do petróleo. O mercado está ainda expectante em relação à reunião do Banco Central Europeu (BCE) na próxima quinta-feira, uma vez que antecipa uma nova subida das taxas de juro na zona euro.

A nível doméstico, os pesos pesados estão em posições divergentes. A EDP está a cair 0,32% para 3,09 euros, e o BCP derrapa 0,44% para 2,24 euros.

No entanto a Portugal Telecom trava maiores perdas, e ganha 0,10% para 9,73 euros, num dia em que o «Diário Económico» escreve que a existência de uma alternativa à OPA da Sonae é bem vista dentro do Governo, e defendida por alguns como uma forma de aumentar as opções de escolha dos accionistas.

Para além disso, a entrada da Ongoing e de Joe Berardo na PT deve obrigar a subir o valor da OPA, uma vez que nenhum está disposto a vender por menos.

Nota negativa para a Sonaecom que derrapa 0,65% para 4,60 euros, depois de ontem a empresa ter anunciado que a Optimus se aliou à operadora móvel virtual belga, a Euphony, para lançar o novo operador virtual em Portugal durante o próximo mês de Setembro.

Já a casa-mãe, Sonae SGPS, um dos títulos com maior volume de negociação, está estável nos 1,23 euros.

A liderar as desvalorizações está a Pararede ao perder 4,17% com cada acção a valer 0,23 euros.

A contrariar o sentimento negativo está a Brisa que ganha 0,13% para 7,98 euros.

Fora do PSI20, o destaque de hoje vai para o Banif que apresentou ontem um aumento dos lucros em 31% para 37,3 milhões de euros no primeiro semestre do ano.

No resto da Europa, as principais praças ainda não definiram um rumo. O CAC está a ganhar 0,02%, o DAX a perder 0,26%, o FTSE a somar 0,12% e o IBEX a cair 0,10%.

Nos Estados Unidos, os mercados encerraram ontem em queda. O Dow Jones fechou a perder 0,30% e o Nasdaq 0,06%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE