Governo baixa retenção na fonte de IRS e salários «sobem» - TVI

Governo baixa retenção na fonte de IRS e salários «sobem»

Declaração Online IRS

A maioria dos contribuintes vai começar a deparar-se com uma agradável surpresa quando receber a sua folha salarial, em princípio, já no final deste mês. Tudo porque o Governo «deu ordem» às empresas para baixar a taxa de retenção na fonte do IRS. A consequência é, em alguns casos, um «aumento» mensal no vencimento que pode chegar a dezenas de euros.

Relacionados
A confirmação foi dada à «Agência Financeira» por fonte oficial das Finanças, que explicou ainda que tal resulta da actualização das tabelas de retenção na fonte que «são feitas todos os anos». Estas são sempre ajustadas em função da inflação e da actualização da situação de cada contribuinte, como o seu estado civil, mas este ano há uma novidade. «As tabelas vão ter também em conta o histórico das devoluções que são feitas no Verão. O objectivo é mesmo minimizar essas devoluções» de IRS, acrescentou.

Na prática trata-se de fazer um ajuste. Normalmente, a maioria dos portugueses recebe na altura da liquidação do IRS, no Verão, um cheque a devolver-lhe dinheiro de impostos que o Estado reteve a mais, o que o Governo pretende evitar é exactamente isso. «Se recebem é porque estão a pagar a mais. O que se está a fazer (com a diminuição da retenção) é que mensalmente se pague menos impostos para que se pague menos também na altura das devoluções», referiu a mesma fonte das Finanças, sublinhando ainda que com esta alteração «a receita do Estado não será, de forma nenhuma, afectada, já que a contabilização destas receitas fiscais é feita mesmo feita pelo valor da receita».

Refira-se que esta notícia foi avançada hoje pelao «Diário de Notícias» que adianta ainda, na sua edição, que os únicos prejudicados são os pensionistas, bem como os titulares de rendimentos acima dos dez mil euros mensais. Em relação aos reformados, às deduções mais baixas no imposto - tal como está introduzido pelo Governo no Orçamento (OE) para este ano - corresponde a um aumento do imposto a pagar em 2007. Assim, as Finanças aumentaram, desde já, as taxas da tabela de retenção mensal do IRS, por conta do imposto final a liquidar, referem.
Continue a ler esta notícia

Relacionados