Obrigações do Tesouro mais rentáveis que dividendos das cotadas - TVI

Obrigações do Tesouro mais rentáveis que dividendos das cotadas

dinheiro 2

O pagamento de dividendos é um dos factores que mais atrai o investimento na bolsa mas pode não a melhor opção para os mais conservadores.

Relacionados
Analisando os valores pagos pelas cotadas portuguesas que distribuem dividendos, verifica-se que a sua rentabilidade fica aquém do retorno actual das obrigações do tesouro portuguesas de médio prazo, mesmo depois da queda registada neste último mês e meio de turbulência dos mercados financeiros mundiais, avança o «Jornal de Negócios».

Em Portugal, as «yields» das obrigações do tesouro com maturidade a dez anos encontram-se nos 4,52%. A «yield« corresponde à taxa de rentabilidade até à data da maturidade, a qual varia no sentido inverso ao preço das obrigações. Apesar da rentabilidade actual das obrigações do Estado português ter baixado com os efeitos negativos da crise do mercado de crédito de alto risco nos Estados Unidos, não deixa de ser superior ao retorno dos dividendos pagos pela esmagadora maioria das empresas da bolsa de Lisboa.

Analisando as 26 cotadas nacionais que remuneram os seus accionistas por via de distribuição de dividendos, conclui-se que apenas uma apresenta uma rentabilidade de dividendos superior à «yield» das obrigações do tesouro a dez anos. É o caso da Portugal Telecom, cujo «dividend yield» (rácio entre o dividendo por acção e a cotação da mesma acção) atinge os 4,68%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados