Problemas de liquidez no BPN começaram a fazer sentir-se em Outubro - TVI

Problemas de liquidez no BPN começaram a fazer sentir-se em Outubro

BPN

(Noticia actualizada com mais detalhes)

Relacionados
O ministro de Estado e das Finanças, Teixeira dos Santos, afirmou esta quarta-feira que os problemas de liquidez no Banco Português de Negócios (BPN) só se começaram a fazer sentir em Outubro.

«Entre Agosto e Outubro decorrem dois meses. E em Agosto a situação de liquidez do banco era normal», disse Teixeira dos Santos, numa defesa ao aval da CGD ao empréstimo requerido pelo BPN em Outubro.

Agora sim. «O banco está tecnicamente falido. Em final de Outubro apresentava um saldo negativo de mais de 800 milhões de euros. E é por causa deste saldo negativo que foi necessária a intervenção (do Governo)», disse, justificando a decisão de nacionalizar também.

Pedido de empréstimo à CGD chegou a 8 de Outubro



Mas, explica, «em Agosto deste ano ainda não havia um problema de liquidez no banco» e, segundo o ministro, foi «só a 8 de Outubro que o BPN precisou (e lhe foi concedido) um empréstimo do banco estatal para fazer face a problemas de liquidez».

Recorde-se que a nacionalização foi avançada pelo Governo, no domingo passado, para evitar a falência da instituição financeira que apresentou prejuízos de 700 milhões de euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados