Tendência de quebra na construção mantém-se no 1º trimestre - TVI

Tendência de quebra na construção mantém-se no 1º trimestre

Construção (foto de arquivo)

Número de edifícios licenciados registou variação negativa face ao homólogo

Relacionados
Foram licenciados 10,6 mil edifícios e concluídos 6,3 mil edifícios no primeiro trimestre de 2008, valores que representam variações anuais negativas de 6,2 por cebti e 6,9%, diz o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Do total de edifícios licenciados, 76,5% correspondem a construções novas e, destas, 82% destinam-se a habitação familiar.

O número de construções novas licenciadas teve um ligeiro acréscimo de 2,6% face ao trimestre anterior. Já no que se refere às concluídas e para o mesmo período, a variação foi de menos de 31,5%.

O número de fogos licenciados e concluídos em construções novas para habitação familiar registou uma variação anual negativa de 5,5% e 13,0%, respectivamente.

Em comparação com o trimestre anterior, o número de edifícios licenciados registou uma ligeira variação negativa de 0,4%, enquanto que para os edifícios concluídos os dados preliminares apontam para uma quebra de 31,2%.

No mesmo período, a duração média prevista das obras licenciadas em construções novas para habitação familiar foi de 20 meses.

Segundo o INE, os edifícios concluídos em construções novas para habitação registaram uma duração média de execução de 28 meses, sendo a região do Norte a que apresenta uma duração média de execução mais elevada (34 meses).
Continue a ler esta notícia

Relacionados