Ministro: «Este é um Orçamento de combate» - TVI

Ministro: «Este é um Orçamento de combate»

Teixeira dos Santos

Governo atento à conjuntura externa e seu impacto na economia nacional

Relacionados
O Orçamento do Estado para 2009 (OE2009) é «um orçamento de combate». A descrição é do ministro de Estado e das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos.

Ouvido pela Comissão de Orçamento e Finanças, na Assembleia da República, o ministro reiterou que «o realismo, o rigor e a prudência» nortearam a elaboração do documento, tendo em conta que a mesma ocorreu num «momento em que a conjuntura financeira e económica internacional é particularmente adversa e que, nos últimos meses, se deteriorou ainda mais».

O ministro garante que o OE «não ignora as consequências dessa crise financeira internacional na economia portuguesa» e que, por isso mesmo, «este é um orçamento de combate. De combate aos efeitos da crise internacional na economia portuguesa, porque preconiza um conjunto de apoios importantes para as famílias, para a economia e para as empresas. De combate ao facilitismo e à demagogia, porque pretende preservar o que foi alcançado nos últimos anos e salvaguardar a saúde das contas públicas».

Teixeira dos Santos considerou ainda que «é fundamental manter a solidez dessas contas públicas para assegurar que Portugal mantenha a robustez essencial para que, quando esta conjuntura internacional se dissipar, possa retomar o caminho de crescimento da economia e de criação de emprego».
Continue a ler esta notícia

Relacionados