Portugal com emissões de CO2 nos carros novos abaixo da UE - TVI

Portugal com emissões de CO2 nos carros novos abaixo da UE

Opel Antara

As taxas de emissões para os veículos automóveis novos apenas registaram uma redução de 0,2% no último ano, refere a Quercus.

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Por isso, no entender dos ambientalistas os construtores europeus «estão a falhar na promessa de reduzir as emissões de carbono, tal como prometeram à Comissão Europeia na década de 80».

As novas figuras hoje publicadas pela Quercus / Federação Europeia de Transportes e Ambiente (T&E), mostram que os novos carros vendidos na Europa em 2006 por membros da Associação Europeia de Construtores Automóveis (ACEA) emitem em média 160 g de dióxido de carbono (CO2) por quilómetro, com uma redução de apenas meio grama desde o ano anterior.

ACEA, que é responsável por 81% das vendas na Europa em 2006, comprometeu-se a atingir 140 g/km em 2008 mas vai «quase de certeza ultrapassar esta meta», acrescentam.

As figuras de 2006 para os construtores Japoneses (JAMA) mantiveram-se em 161 g/km, seguidas dos produtores Coreanos (KAMA) com 164g/km em média. A figura para todos os construtores para a média dos novos veículos vendidos na Europa em 2006 ficou assim em 160 g/km, reduzindo 0,7% em relação ao valor de 161 g/km em 2005.

Portugal é no quadro dos 24 países da União Europeia, com dados disponíveis sobre as emissões de CO2 nos veículos automóveis novos vendidos, aquele com menor valor médio (144 g/km), seguido pela Itália com 148 g/jkm.

Tal prende-se com o facto de os portugueses face ao seu poder de compra «serem muito sensíveis ao preço do veículo e ao seu consumo de combustível». Os portugueses adquirirem assim veículos automóveis novos mais pequenos, de baixa cilindrada e com menores emissões.

Desde que foram anunciados planos para as primeiras metas de cumprimento obrigatório para as emissões de CO2 por parte da Comissão Europeia no ano passado, os construtores automóveis têm anunciado um conjunto de iniciativas de marketing verde incluindo Efficient Dynamics (BMW), ECOnetic (Ford), ecoFLEX (Opel/Vauxhall), eco2 (Renault) e BlueMotion (VW).

A ACEA tem vindo a pressionar activamente a UE para dar aos automóveis mais pesados como os SUVs, standards mais fracos em termos de CO2.

As figuras actuais mostram também que a media de peso dos novos automóveis aumentou em 18 Kg em 2008, continuando uma tendência crescente de longo prazo. Porém, reduzir o peso é um dos mais importantes métodos de melhorar a eficiência de uso do combustível e de reduzir as emissões de CO2.
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