Alcochete permite crescimento do tráfego - TVI

Alcochete permite crescimento do tráfego

  • Portugal Diário
  • 31 out 2007, 17:04

Aeroporto: Ota atingirá a sua capacidade 40 anos depois de iniciar a operação

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A construção do novo aeroporto de Lisboa em Alcochete permitirá responder às expectativas de crescimento do tráfego aéreo e assegurará o desenvolvimento «eficiente e territorialmente equilibrado» de uma cidade aeroportuária, considera o estudo da CIP, hoje apresentado.

De acordo com o documento da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP), a construção do novo aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete (CTA) permite, além de uma construção faseada, a hipótese de futuras expansões, o que é uma vantagem relativamente à localização da infra-estrutura na Ota, que deverá atingir a sua capacidade 40 anos depois de iniciar a operação.

Isto porque devido aos «factores de incerteza associados às previsões de tráfego aéreo», é «desejável que a localização do novo aeroporto seja num local onde este se possa desenvolver de uma forma faseada e prudente, sempre com um padrão de qualidade elevado, mas com limites de capacidade de expansão que lhe permitam uma vida útil além do que alcançam as previsões de tráfego».

«Em todos estes pontos de vista», acrescenta o estudo, «a implantação do novo aeroporto no CTA resolve os problemas com grande vantagem relativamente à sua implantação na Ota».

Ruído excessivo afecta 10 vezes mais pessoas na Ota

A população afectada por níveis de «ruído excessivo» é cerca de dez vezes superior caso o novo aeroporto de Lisboa seja construído na Ota, avança o estudo da CIP, que defende a localização da nova infra-estrutura em Alcochete.

Ventos e terreno

Um análise dos ventos revelou que na zona do Montijo «os ventos fracos ocorrem em 12 por cento do tempo», situando-se a intensidade média anual dos ventos entre os seis e os dez nós, com as médias mensais dos ventos máximos a tomar valores entre os 15 e os 18 nós, sendo de esperar que no CTA, «relativamente próximo do Montijo mas mais afastada do rio e sem qualquer relevo significativo na sua imediação, as orientações predominantes sejam as mesmas, mas algo mais baixas as intensidades».

Os terrenos de Alcochete são planos, o que «permitirá uma maior agilização de todo o processo de movimentação de terras», lê-se no documento que avança que «em Alcochete, o declive médio é inferior a 1 grau», enquanto na Ota o declive médio «é muito mais pronunciado», atingindo o valor de 4,05 graus.
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