Portela + Montijo  permite poupar 3,6 mil milhões - TVI

Portela + Montijo permite poupar 3,6 mil milhões

  • Portugal Diário
  • 28 nov 2007, 13:29

Mas só se actual aeroporto nunca encerrar, diz coordenador do estudo

Relacionados
A opção «Portela + Montijo» para o novo aeroporto de Lisboa permite poupar 3,6 mil milhões de euros apenas se o actual aeroporto nunca for encerrado, explicou hoje o coordenador do estudo da Associação Comercial do Porto (ACP), noticia a Lusa.

«O valor definitivo da poupança, em termos globais, é de 2 mil milhões de euros face à Ota. Só num cenário em que a Portela nunca fosse encerrada esse valor poderia ascender aos 3,6 mil milhões de euros», afirmou Álvaro Nascimento, em declarações à agência Lusa.

Contudo, o estudo desenvolvido pelos técnicos do Centro de Estudos de Gestão e Economia Aplicada da Universidade Católica, prevê o encerramento definitivo do aeroporto da Portela «logo que o aeroporto se mostre incapaz de satisfazer a totalidade do tráfego que o demanda», o que só deve acontecer quando a infra-estrutura atingir um limite de 18 milhões de passageiros por ano.

Nessa altura, o tráfego aéreo será transferido para o aeroporto complementar, que deve localizar-se preferencialmente no Montijo.

Questionado sobre o facto de o estudo não apresentar um plano detalhado de construção de acessibilidades ao novo aeroporto, Álvaro Nascimento afirmou: «Não quisemos desviar as infra-estruturas rodoviárias e ferroviárias e projectar novas pontes. O nosso objectivo foi só estimar quanto custa ligar o aeroporto à rede viária e ferroviária nacional existente».

«Repensar as infra-estruturas rodoviárias e ferroviárias tem implicações muito complexas», declarou o coordenador do estudo, acrescentando que «reequacionar toda a rede regional de estradas», além de ser «uma opção extremamente criticável», é uma «questão paralela».

O estudo de avaliação económica da opção «Portela + 1» para o novo aeroporto de Lisboa, que foi entregue ao Governo na sexta-feira, analisou duas localizações para o segundo aeroporto na região de Lisboa, Alcochete e Montijo, apontando a segunda como a melhor localização para o aeroporto complementar à Portela.
Continue a ler esta notícia

Relacionados