Casa do Brasil: PSP procurava suspeito - TVI

Casa do Brasil: PSP procurava suspeito

  • Portugal Diário
  • 19 mar 2008, 13:52
PSP

Consulado não gostou da entrada da polícia em «território brasileiro»

Relacionados
A PSP esclareceu esta quarta-feira que três agentes deslocaram-se, na terça-feira, ao Consulado do Brasil em Lisboa para «interceptarem» um homem suspeito de homicídio, situação que foi «devidamente explicada» ao cônsul, noticia a agência Lusa.

Na terça-feira, a Casa do Brasil de Lisboa (CBL) denunciou que a PSP entrou no Consulado brasileiro em Lisboa para identificar utentes, considerando a atitude «intimidatória». Segundo a CBL, os agentes da PSP entraram no consulado «sem que tenham sido chamados e sem solicitarem permissão ao cônsul».

Em comunicado divulgado, o Comando Metropolitano da PSP de Lisboa (COMETLIS) esclareceu que os três agentes se deslocaram ao consulado para «interceptarem um indivíduo suspeito de homicídio», adiantando que havia a indicação que se tratava de alguém «perigoso».

Detido e entregue à PJ

O COMETLIS sublinhou que a PSP entrou na área de atendimento ao público do consulado, onde «houve necessidade de identificar algumas pessoas» que se encontravam no local. «Toda esta situação foi devidamente explicada ao senhor cônsul, após o que os elementos da PSP se retiraram», adiantou.

O COMETLIS disse ainda que o homem procurado acabou por ser detido, pela PSP, na zona do Castelo de São Jorge (Lisboa) e entregue à Polícia Judiciária de Setúbal.

Na terça-feira, a Casa do Brasil considerou que a presença de agentes da Polícia no Consulado foi uma «acção de clara intimidação dos cidadãos brasileiros» em «território brasileiro». A Agência Lusa tem tentado ao longo da manhã de hoje contactar o Consulado do Brasil em Lisboa, mas até ao momento não conseguiu obter qualquer resposta.

CLC
Continue a ler esta notícia

Relacionados