Forças Armadas também vão ter Erasmus - TVI

Forças Armadas também vão ter Erasmus

Nuno Severiano Teixeira no Afeganistão (Foto João Relvas/Lusa)

Troca de jovens oficiais das Forças Armadas entre os Estados-membros da União Europeia

Relacionados
Os ministros da Defesa da União Europeia lançaram em Bruxelas uma iniciativa que irá permitir a troca de jovens oficiais das Forças Armadas entre os Estados-membros, um projecto inspirado no programa para estudantes Erasmus, informa a agência Lusa.

«É um passo importante para criarmos uma maior coerência, coesão e interoperabilidade» entre os militares dos 27, sublinhou o ministro da Defesa Nuno Severiano Teixeira.

A iniciativa tem como objectivo a troca de jovens oficiais aquando da sua formação inicial, permitindo o reforço das capacidades das forças armadas europeias através de práticas de trabalho em conjunto e a sua interoperabilidade.

Portugal também assinou com os seus parceiros da UE duas outras iniciativas no domínio do lançamento das capacidades militares europeias consideradas «muito importantes» por Severiano Teixeira.

Os 27 vão criar uma bolsa de transportes aéreos onde os Estados-membros vão disponibilizar aeronaves e horas de voo. «Isto dará à UE uma capacidade de projecção estratégica fundamental», sublinhou o ministro da Defesa.

Os responsáveis pela Defesa dos 27 também lançaram outra iniciativa que irá permitir a disponibilização de meios aéreos e navais.
Continue a ler esta notícia

Relacionados