Fátima convida Papa a ser peregrino na Cova da Iria - TVI

Fátima convida Papa a ser peregrino na Cova da Iria

Inauguração do pontificado do Papa Francisco (Reuters)

Santuário enviou mensagem de saudação ao sumo pontífice

O Santuário de Fátima enviou, esta quarta-feira, uma mensagem de saudação ao papa Francisco, na qual é sublinhada a expectativa e a «emoção» de o acolher «um dia» naquele templo mariano como peregrino.

A mensagem, assinada pelo bispo da diocese de Leiria-Fátima, António Marto, e em nome dos peregrinos do Santuário, transmite a «comunhão eclesial» e o «caloroso afeto» com o novo Papa.

«Em Fátima, confiamos a sua pessoa e o seu ministério à proteção da senhora de Fátima» e «o Santuário espera com emoção poder recebê-lo um dia como peregrino», pode ler-se no texto enviado, no qual se dá, desde já, «as boas vindas (...) ao Santo Padre Francisco».

A 14 de março, logo após a eleição de Jorge Mario Bergoglio, o primeiro latino-americano a liderar a Igreja Católica, o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) e patriarca de Lisboa informou que tinha convidado Francisco a visitar Portugal.

«Logo após o cumprimento final, disse-lhe que nós gostaríamos muito de o receber em Portugal», referiu José Policarpo, confessando que o novo Papa não lhe deu qualquer resposta, «nem a podia dar».

Também o bispo de Leiria-Fátima, no dia da eleição do novo líder da Igreja Católica tinha afirmado a intenção de convidar o Papa Francisco a participar nas celebrações do centenário das aparições na Cova da Iria, em 2017.

Na segunda-feira, o presidente da República, Cavaco Silva, elogiou em Roma os primeiros dias do Papa e disse esperar também a visita do novo líder dos católicos em 2017.

Presente em Roma para as cerimónias oficiais de início do Pontificado, Cavaco Silva recordou que a visita de Bento XVI em 2010 foi antecedida de um «convite formal» do presidente da República ao Chefe de Estado da Santa Sé e mostrou-se disponível para fazer o mesmo com o Papa: «Não deixarei de o fazer, como é óbvio.»

«Espero bem que os portugueses, na sua própria terra, tenham oportunidade de manifestar o seu afeto ao Papa Francisco quando ele visitar um dia Portugal», disse Cavaco Silva, que aposta na visibilidade de Fátima no mundo católico.

«Todos sabemos que em 2017 teremos o centenário das Aparições de Fátima e eu recordo que, pelo menos os dois últimos Papas, em particular João Paulo II, manifestaram uma grande ligação a Nossa Senhora de Fátima», afirmou o presidente português.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos