Sabe se é hipertenso? - TVI

Sabe se é hipertenso?

  • Portugal Diário
  • Joana Ramos Simões
  • 23 jan 2008, 19:53

Vídeo: Muitos descobrem depois de doença grave. Evite ser mais um

Relacionados
Um em cada dois portugueses adultos sofre de hipertensão arterial. Um terço dos doentes só descobre que é hipertenso após ter uma doença grave. A hipertensão não controlada é a causa mais frequente dos Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) em todo o mundo.

Os dados foram revelados esta quarta-feira pela Associação dos Hipertensos de Portugal (AHP), organismo que funciona há um ano, mas só agora foi apresentado oficialmente.

Um pequeno-almoço saudável foi a maneira escolhida pela AHP para se dar a conhecer à comunicação social.

Segundo os dados da Associação, nove em cada dez dos portugueses que sofrem de hipertensão não estão controlados, e estão em risco de sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), a primeira causa de morte em Portugal.

«Se não envolvermos os doentes, se não os fizermos perceber os benefícios de serem controlados, nunca ultrapassaremos estes números», disse Teresa Rodrigues, Presidente do Conselho de Supervisão Médica da AHP, durante a apresentação da mesma.

Em 2008 a associação vai arrancar com um plano de acção do qual fazem parte várias campanhas. A primeira, «Atenção à sua tensão» arranca já este sábado em Portalegre.

Os interessados podem dirigir-se ao Mercado Municipal, entre as 10h e as 18h, onde poderão medir gratuitamente a sua tensão arterial e outros factores de risco, numa iniciativa que já tem data marcada para outras 17 cidades do país.

Na véspera de cada acção da campanha «Atenção à sua tensão» decorre um curso para doentes já diagnosticados. «São encontros interactivos com médicos e enfermeiros que utilizam uma linguagem acessível», explicou Teresa Rodrigues.

O primeiro curso realiza-se sexta-feira entre as 19h e as 20h30 no Centro de Artes de Portalegre.

A AHP tem já a funcionar uma linha verde (800 207 846) e um site (www.ahipertensosportugal.pt) que têm como objectivo informar e esclarecer dúvidas, recorrendo a uma linguagem acessível a todos. O site permite também aos hipertensos inscreverem-se na AHP.

Sendo uma doença crónica, se for tratada, a hipertensão arterial permite «levar uma vida perfeitamente normal e com qualidade, dado os fármacos que existem hoje», acrescentou a responsável da associação.

Veja aqui o vídeo
Continue a ler esta notícia

Relacionados