Portas de universidades abertas a alunos da UnI - TVI

Portas de universidades abertas a alunos da UnI

  • Portugal Diário
  • 29 mar 2007, 18:56

Critérios de acesso terão de ser analisados, afirma Seabra Santos

Relacionados
O presidente do conselho de reitores portugueses afirmou esta quinta-feira que as portas das universidades estão abertas aos alunos da Independente, admitindo que possam vir a ser encontradas soluções para tratar dessas transferências caso seja necessário, noticia a agência Lusa.

Falando à margem da IV Convenção da Associação Europeia das Universidades, que começou hoje na Universidade de Lisboa, Seabra Santos admitiu a possibilidade de outros estabelecimentos de ensino superior receberem alunos da Universidade Independente (UnI), mas sublinhou a necessidade de resolver algumas questões prévias.

«O processo é complexo e há questões que têm que ser vistas, como a qualidade dos estudantes ou os critérios de acesso, uma vez que pode haver regras de entrada na Independente que podem não ser válidas noutras universidades», salientou.

Contudo adiantou que «ultrapassado isso, as portas estão abertas».

Segundo o Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), não foram feitos ainda quaisquer contactos, pois é preciso aguardar o desenrolar dos acontecimentos.

«É preciso avaliar as questões e tentar resolvê-las», disse, acrescentando que «com o CRUP é possível que venham a ser encontradas algumas soluções».

Falando também aos jornalistas à margem da convenção, o reitor da Universidade de Lisboa, António Sampaio da Nóvoa, disse estar aberto à possibilidade de vir a aceitar transferências de alunos da UnI.

«Estamos todos (universidades) preocupados com a situação desses estudantes universitários. Penso que todas as universidades públicas e privadas estão abertas a ajudá-los», afirmou.

No entanto, o reitor lembrou que a resolução do problema passa pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) e adiantou que mesmo que venham a ser aceites transferências de alunos da UnI, «muito dificilmente» isso poderá acontecer ainda no decorrer deste ano lectivo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados