Portela: expansão do aeroporto é «fundamental» - TVI

Portela: expansão do aeroporto é «fundamental»

  • Portugal Diário
  • 15 out 2007, 15:08

Obras no aeroporto vão permitir passar de 10 milhões de passageiros por ano para os 16 milhões

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O secretário de Estado das Obras Públicas e Comunicações, Paulo Campos, afirmou hoje que as obras de expansão do Aeroporto de Lisboa são «um investimento rentável» e «absolutamente fundamental», nomeadamente para o desenvolvimento da actividade turística em Portugal, escreve a Lusa.

«Claro que vale a pena investir num aeroporto como o de Lisboa. O aeroporto de Lisboa tem algumas necessidades que é preciso suprir e, portanto, estamos a investir para que essas necessidades sejam superadas», afirmou aos jornalistas Paulo Campos, à margem da cerimónia que assinalou hoje os 65 anos da Portela.

Para o governante, o plano de expansão do aeroporto da Portela, que deverá estar concluído em 2010 e que está orçado em 380 milhões de euros, é um «investimento absolutamente fundamental para o novo aeroporto», considerando que se o aeroporto começar a rejeitar passageiros vai ser mais difícil cativar novamente os passageiros para o novo aeroporto de Lisboa, que deverá estar operacional em 2017.

«Se deixarmos de crescer por não termos capacidade de dar resposta às necessidades, muito mais dificuldades terá o novo aeroporto em receber as pessoas deste aeroporto, porque uma paragem vai fazer com que os passageiros não venham para Lisboa e assim interrompemos um ciclo importantíssimo para as ambições que definimos para o país, nomeadamente ao nível do turismo», explicou.

Questionado sobre a localização do novo aeroporto de Lisboa, Paulo Campos lembrou que o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) está a realizar um estudo comparativo entre as duas opções para a localização da nova infra-estrutura - Ota e Alcochete -, devendo a decisão final ser conhecida no «final deste ano ou no início do próximo».

Por seu turno, o presidente da ANA - Aeroportos de Portugal, Guilhermino Rodrigues, disse que o investimento que vai ser feito nas áreas comerciais, que até 2010 vão crescer 60 por cento, totalizando 12 mil metros quadrados, é «praticamente marginal» relativamente aos investimento que estão a ser realizados ao nível das infra-estruturas aeroportuárias, mas lembrou que estas áreas «ajudam a rentabilizar o aeroporto e a tornar o aeroporto mais competitivo».

Quanto às obras incluídas no plano de expansão da Portela, Guilhermino Rodrigues disse que vão «permitir que em dez anos o aeroporto de Lisboa aumente a sua capacidade em 60 por cento», uma vez que se trata de uma operação que vai «aumentar a capacidade de 10 milhões para 16 milhões de passageiros por ano».

As obras de expansão do aeroporto Lisboa vão permitir aumentar a capacidade do aeroporto da Portela dos actuais 10 milhões de passageiros/ano para os 16 milhões em 2010 e aumentar a capacidade da pista de 36 para 40 movimentos por hora.

No final das intervenções, o aeroporto de Lisboa terá 47 portas e embarque (30 das quais «schengen»), mais 21 que actualmente, e 20 mangas de acesso aos aviões (mais 13), aumentando a capacidade de carga das actuais 80.000 toneladas por ano para 100.000 a 150.000 toneladas por ano.
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