Médico surfista salvo por equipa balnear - TVI

Médico surfista salvo por equipa balnear

Surf

Matosinhos: intervenção das motas de água permitiu trazer o clínico em apuros para terra firme

Relacionados
Um surfista em apuros na praia de Matosinhos foi este sábado salvo pela intervenção da Equipa de Salvamento Balnear que a autarquia tem em permanência durante todo o ano, disse fonte da autarquia, refere a Lusa.

Joana Felício, vereadora responsável pela Protecção Civil, referiu que a ocorrência se verificou ao fim da manhã, altura em que diversas pessoas que passeavam na praia e elementos da Polícia Municipal em patrulha na marginal detectaram o surfista em apuros no mar, frente à praia, junto ao Porto de Leixões.

O surfista em questão era «um médico de 43 anos, habitual praticante de surf e com muita experiência, que tinha sido atirado pela força das ondas contra as rochas, tendo perdido a prancha, que tentava, sem sucesso voltar para terra».

A tarefa era inglória, dado o estado do mar e a força das correntes, que cada vez afastavam mais o surfista da costa, pelo que foi chamada pelos elementos da Polícia Municipal a Equipa de Salvamento Balnear, que está equipada com motas de água e moto-4 para patrulha das praias.

«Foi a intervenção das motas de água que permitiu a rápida recuperação e o regresso do senhor à terra, que se encontrava já exausto e em estado de grande ansiedade, mas que não necessitou de cuidados médicos», disse Joana Felício.

A autarca sublinhou que há sempre dezenas de surfistas na praia durante todo o ano. Por isso, a Câmara criou estas equipas, devidamente equipadas, que no Verão são alargadas, mas que se mantêm em estado de prontidão no Inverno.

«Graças a essa decisão, temos hoje uma notícia de um salvamento, em vez de mais uma morte no mar», afirmou, acrescentando que, «paradoxalmente, temos muito mais ocorrências no Inverno do que no Verão».
Continue a ler esta notícia

Relacionados