Extremista islâmico detido no Porto - TVI

Extremista islâmico detido no Porto

Suspeito de terrorismo internacional ouvido no Tribunal da Relação

Relacionados
(ÚLTIMA ACTUALIZAÇÃO ÀS 15 HORAS)

Um alegado extremista islâmico, de origem magrebina, foi detido esta madrugada no Porto, por suspeita de terrorismo internacional, imigração ilegal e contrabando, referiu ao PortugalDiário fonte da Direcção Central de Combate ao Banditismo da PJ.

Segundo a mesma fonte, o mandado de detenção foi executado esta manhã no Porto. Estas informações já foram confirmadas pela direcção da PJ em conferência de imprensa.

O homem será ouvido esta tarde no Tribunal da Relação, já que os mandados de detenção europeus são da sua competência, explicou ao PortugalDiário fonte deste tribunal.

O suspeito foi detido no âmbito de uma operação antiterrorista desencadeada esta terça-feira em Itália e que envolveu ainda França e o Reino Unido.

Refira-se que o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, tinha já confirmado que um dos indivíduos procurados, no âmbito da operação antiterrorista lançada em Itália, era referenciado em Portugal.

O ministro do Interior italiano, Giuliano Amato, por seu lado, afirmou que a maioria dos suspeitos da operação antiterrorista desencadeada em Itália são essencialmente tunisinos que formavam militantes para enviar para o Iraque e Afeganistão.

Já o tunisino, que foi detido em Seine-Saint-Denis, na região de Paris, pela Direcção de Vigilância do Território (DST), era conhecido dos serviços especializados pelo «envolvimento» em organizações de angariação de voluntários para a guerra santa para o Iraque, precisou a mesma fonte.
Continue a ler esta notícia

Relacionados