Um polícia para cada 227 habitantes - TVI

Um polícia para cada 227 habitantes

  • Portugal Diário
  • MM
  • 25 mar 2008, 10:00
PSP

Portugal tem média superior à da União Europeia. ASPP discorda

Relacionados
[Actualizada às 11:37]

Portugal apresenta uma média de um polícia por cada 227 habitantes, revelou ao Diário de Notícias fonte da direcção nacional da PSP.

A média apresentada é superior ao que acontece na Europa. «Existem 21.269 elementos a nível nacional, representando um rácio de um polícia para 227 habitantes, enquanto a média europeia é de um agente para 350 pessoas», referiu a mesma fonte.

Do contingente total «são poucos os que estão em serviços impedidos dentro das esquadras, porque já existe um quadro civil à parte, com cerca de 800 pessoas para funções administrativas, que não contam para o número de efectivos da PSP», informou fonte sindical.

Cada agente «custa» 12 mil euros

A formação de um agente «custa cerca de 12 mil euros e o curso tem a duração de um ano lectivo», acrescentou fonte da PSP, adiantando que «a formação de um oficial custa cerca de 50 mil euros e tem a duração de quatro anos mais um ano de estágio».

A mesma fonte anunciou que se «prevê a aquisição de equipamentos e outros meios materiais a curto e a médio prazo, bem como a implementação do Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal».

ASPP nega que Portugal esteja acima da média europeia

O presidente da Associação Sindical dos Profissionais de Polícia refutou os números apresentados, referindo que a PSP necessita de mais dois mil agentes.

«Em termos operacionais, custa-me um pouco a crer que haja um polícia por cada 227 habitantes», frisou Paulo Rodrigues à TSF.

«Tendo em conta a falta de efectivos nas esquadras, não podemos concordar que numa esquadra, num determinado turno, estejam três elementos a fazer o serviço, porque é a própria credibilidade da PSP que está em causa», acrescentou.

Esta terça-feira toma posse como director-geral da PSP o superintendente-geral Oliveira Pereira, uma opção que foi aplaudida pelos sindicatos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados