Greve provoca o caos no aeroportos - TVI

Greve provoca o caos no aeroportos

  • Portugal Diário
  • 23 out 2007, 08:30
Confusão nos aeroportos devido a greve dos pilotos - Foto Paulo Carriço/Lusa

45 voos cancelados em Portugal devido à luta dos pilotos portugueses

Relacionados
[ACTUALIZADO ÀS 14H09]

Quarenta e cinco voos com partidas dos aeroportos portugueses foram cancelados durante a manhã desta terça-feira devido à greve dos pilotos, mas a situação está «controlada», disse à Lusa o porta-voz da TAP. Segundo explicou António Monteiro, até às 13:15 foram cancelados 45 voos, 33 com partida do aeroporto de Lisboa, oito do Porto, três da Madeira e um do Funchal.

No entanto, apesar destes números, o porta-voz da TAP disse que a situação nos aeroportos portugueses «está controlada», porque «houve muitos passageiros que alteraram os seus voos para outro dia».

«O número de passageiros que se descolaram até aos aeroportos é muito menor que o que estava previsto, porque muitos trocaram os voos, o que resolveu grande parte do problema», explicou o responsável, acrescentando que apenas se está a prestar apoio a pessoas que não tinham sido informadas da existência greve.

Durante a manhã, a TAP encaminhou de autocarro os passageiros dos aeroportos de Porto e Faro para o aeroporto da Portela, um serviço que só vai continuar a ser assegurado esta tarde se «houver passageiros interessados».

Para assegurar as ligações ao Brasil, Venezuela e Inglaterra, a companhia aérea fretou cinco aviões «charter». «Foi necessário fretar cinco aviões de companhias aéreas de voos não regulares para assegurar os voos para São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Caracas e Londres», explicou António Monteiro.

A euroAtlantic, a Iberworld, a Air Comet e a Girjet são as companhias «charter» que estão a assegurar estas ligações.

Horas de atraso

Há voos com mais de sete horas de atraso, como acontece com um que tem como destino Recife, no Brasil. «São sobretudo voos domésticos e para a Europa», disse António Monteiro aos jornalistas, referindo-se aos cancelamentos e acrescentando que «há voos para o Brasil, Venezuela e Estados Unidos que foram adiados por 24 horas».

Admitiu, porém, que tendo em conta os cancelamentos registados até às 8h00, «podem vir a ser cancelados todos os voos». Ainda assim, o primeiro voo da TAP a sair hoje do Funchal partiu às 8h00 rumo a Lisboa, prevendo-se que o próximo só ocorra a meio da tarde, depois do fim da greve dos pilotos portugueses, anunciou fonte do aeroporto. Também se realizou a primeira ligação Funchal-Porto Santo. Previstos estão também dois voos provenientes de Lisboa, às 11h25 e às 14h55.

No aeroporto da Portela foram cancelados os voos para Paris-Charles de Gaulle, Bruxelas, Madrid, Zurique, Amesterdão, Ponta Delgada, Barcelona, Veneza e Bolonha. Do Porto foi cancelado o voo para Lisboa/Rio de Janeiro, enquanto de Faro foram canceladas duas ligações para Lisboa.

De Ponta Delgada foi cancelado o voo para Lisboa, mas a SATA realizou de manhã o voo para São Jorge e Terceira. Com partida da Madeira, estão cancelados, para já, os voos TP 1066 (Lisboa) e o TP 646 (Porto-Amesterdão). A chegada do TP 453 (Paris-Porto-Funchal) também está cancelada.

Contactada pela Lusa, uma fonte do Sindicato Nacional dos Pilotos de Aviação Civil (SPAC) escusou-se hoje de manhã a comentar as críticas do governo à greve, remetendo qualquer posição para uma conferência de imprensa marcada para a tarde.

O Ministro dos Transportes e Obras Públicas, Mário Lino, considerou a greve «inoportuna», lamentando que os sindicalistas não tenham optado por iniciar um processo negocial.

A greve, em protesto contra o aumento da idade da reforma para os 65 anos e pela alteração do valor das pensões, decorre hoje, quinta-feira e sábado e novamente a 5, 7 e 9 de Novembro.

Queixas de passageiros

Centenas de pessoas que estão a ser afectadas pela greve de pilotos portugueses aglomeram-se junto aos balcões de venda de bilhetes da companhia para encontrar alternativas de viagem em outras empresas de aviação.
Continue a ler esta notícia

Relacionados