«Spreads» da habitação sobem 0,23 pontos percentuais - TVI

«Spreads» da habitação sobem 0,23 pontos percentuais

dinheiro

Esta comparação é feita com as taxas Euribor a seis meses

Relacionados
O custo dos empréstimos à habitação («spreads») em Portugal aumentou 0,23 pontos percentuais entre Agosto e Novembro, segundo os cálculos da agência «Lusa» com base em dados do Banco de Portugal.

Comparando as taxas de juro dos empréstimos para a habitação em Portugal (em valores médios mensais) com as taxas Euribor a seis meses, vê-se que os «spreads» de crédito aumentaram 0,23 pontos percentuais.

Se a comparação for feita com a Euribor a três meses, a subida foi de 0,17 pontos percentuais.

Os contratos que já tinham sido negociados antes desse período, não viram o seu spread alterado, pelo que apenas os novos contratos sentiram esse encarecimento.

Segundo a «Lusa», entre Agosto e Novembro, o «spread» médio (entre as taxas dos empréstimos e a Euribor a três e a seis meses) foi de 0,67 pontos percentuais.

Este alargamento do «spread» pode espelhar as dificuldades dos bancos portugueses em se financiarem junto de outras instituições financeiras, bem como o aperto nas condições de concessão de crédito junto dos próprios clientes.

Com o risco de incumprimento a subir e a volatilidade elevada, os «spreads» de crédito no segmento da habitação aumentaram.
Continue a ler esta notícia

Relacionados