Windows 7: cada euro facturado pela Microsoft gera 19 euros - TVI

Windows 7: cada euro facturado pela Microsoft gera 19 euros

  • Rui Pedro Vieira
  • 15 jul 2009, 20:29
Microsoft

Novo sistema operativo vai criar 300 mil postos de trabalho em todo o mundo

Relacionados
Cada euro facturado pela Microsoft com o novo Windows 7, que chega a Portugal a 22 de Outubro (e estará disponível ao público no último dia desse mês), vai gerar 19,06 euros nas economias locais e no seu «ecossistema de parceiros».

As contas são da consultora IDC Corporation e contemplam 9,25 euros para os fabricantes de hardware, 5,23 euros para as empresas que desenvolvem software e 4,58 euros para as empresas de serviços.

Windows 7: o que traz de novo

«Estamos extraordinariamente confiantes com o Windows 7. Vai mexer com o mercado. Poderíamos dizer que o timing não é o melhor, porque estamos em tempos difíceis. Mas a Microsoft tem o lema de estar muito ligada ao desenvolvimento local dos negócios», disse a responsável de marketing da Microsoft, Cláudia Goya, na antestreia do produto, que decorreu esta quarta-feira em Lisboa.

No mesmo período de tempo, a IDC estima que o referido «ecossistema», que em Portugal é constituído por cerca de 4 mil parceiros da Microsoft, irá facturar globalmente mais de 70 mil milhões de euros em produtos e serviços relacionados com o Windows 7.

Mais: em matéria de emprego, a Microsoft conta que o lançamento do seu novo produto crie 300 mil postos de trabalho em todo o mundo, dos quais 40 mil serão no mercado europeu.

Quase 200 milhões de exemplares vendidos até 2011

Em matéria de vendas, espera-se que as do Windows 7 cresçam de aproximadamente 44 milhões em 2009 para mais de 177 milhões no final de 2010 a nível global, com cerca de 50 milhões no espaço económico da União Europeia.

Da mesma forma, mais de 7 milhões de pessoas na indústria das tecnologias de informação e em empresas que recorrem intensamente à tecnologia irão estar a usar Windows 7 em todo o mundo, aproximadamente 20% do total de pessoas empregadas pela indústria de tecnologia.

«O Windows 7 cumpriu todos os prazos para o seu desenvolvimento», disse no mesmo encontro o gestor do Windows em Portugal, Marcos Santos.

O Windows 7 estará disponível a 22 de Outubro, mas não será necessário esperar por esta data para ter o novo sistema operativo no PC. A Microsoft anunciou o Windows 7 Upgrade Option Program, que permite a qualquer consumidor que comprar um PC, com as versões Windows Vista Home Premium, Business ou Ultimate, ter acesso à actualização correspondente no Windows 7, sem qualquer custo.

Clique na foto para ver o ambiente do Windows 7

Continue a ler esta notícia

Relacionados