E se o interior de Marte tivesse tanta água como a Terra? - TVI

E se o interior de Marte tivesse tanta água como a Terra?

Estudo geológico de meteoritos avança com hipótese sobre o Planeta Vermelho

O interior de Marte pode armazenar vastos reservatórios de água, tanta como na Terra e em muito maior quantidade do que se acreditava até agora, conclui um estudo de cientistas norte-americanos publicado na revista «Geology».

Os cientistas observaram dois meteoritos marcianos que se formaram na camada logo abaixo da crosta do planeta, e que atingiram a Terra há 2,5 milhões de anos. Concluíram que tinham entre 70 a 300 partes por milhão (ppm) de água, contra 50 a 300 ppm do manto mais superficial da Terra.

«Os resultados sugerem que a água foi incorporada durante a formação de Marte e que o planeta conseguiu armazenar água no seu interior durante o seu processo de consolidação», afirma o autora das análises, Erik Hauri, do Carnegie Insitution of Washington, citado pela NBC.

«Este estudo não apenas explica como Marte pôde ter água, mas fornece um mecanismo para armazenamento de hidrogénio em todos os planetas terrestres na altura da sua formação», diz Francis McCubbin, o principal responsável pelo estudo.

A ideia de que pode haver ou ter havido água em Marte tinha sido reforçada pelas imagens enviadas pelos aparelhos Spirit e Opportunity, que foram enviados pela NASA para o Planeta Vermelho em 2004 e continuam a fornecer dados novos.

Na contínua procura de informação sobre o planeta mais «parecido» com a Terra e as hipóteses de este albergar vida sob alguma forma, a organização espacial norte-americana vai enviar em Agosto para Marte um novo aparelho desse tipo, um «rover», ou robô, mais sofisticado, que se chama «Curiosity».
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE