Cuidado com as burlas pela Internet - TVI

Cuidado com as burlas pela Internet

Internet

Mais de 2,5 milhões já foram desviados. PJ tem mais de mil processos em investigação

Relacionados
A Polícia Judiciária está a investigar cerca de mil processos relativos a desvio de dinheiro pela Internet, sendo que os alvos mais fáceis do «phishing» são mulheres desempregadas, noticia o DN.

Emails com promessas de bons ordenados sem sair de casa ou mensagens a criar as chamadas «correntes da sorte» normalmente são enviadas por motivos económicos, recolhendo endereços electrónicos para obter dados e aceder a contas bancárias.

Nos primeiros quatro meses do ano são já 2,5 milhões de euros desviados. Este tipo de crime tem vindo a aumentar nos últimos três anos, cerca de 25 por cento por ano. Os emails mais usados no «phishing» são a simular entidades bancárias, empresas ou autoridades, de forma a obter dados privados.

Os alvos são pessoas com disponibilidade financeira e que movimentem contas através da net ou pessoas com problemas económicos. Também há quem recorra a estratagemas como uma criança que está doente, de forma a angariar apoios e ficar com o dinheiro.

O principal problema das investigações da PJ é descobrir a fonte do correio electrónico, pois o rasto dos endereços perde-se na multiplicação de envios de emails.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE