Cavaco inicia período de reflexão sobre referendo do aborto - TVI

Cavaco inicia período de reflexão sobre referendo do aborto

Cavaco dá mote a 1º Conselho para Globalização

O Presidente da República declarou que vai iniciar um «período de reflexão» sobre a convocação do referendo à despenalização do aborto, depois do Tribunal Constitucional ter dado o seu aval à proposta de consulta popular.

Relacionados
«O Tribunal Constitucional considerou a pergunta constitucional e legal. A partir da publicação que, penso, acontece já na segunda-feira, tenho vinte dias para tomar uma decisão sobre se convoco ou não e fixar a data do referendo. Significa que vai seguir-se, agora, o período de reflexão do Presidente da República», disse Cavaco Silva, em entrevista à SIC.

Questionado sobre a posição de princípio que assumiu durante a campanha eleitoral (de convocar as propostas de referendo que lhe cheguem da AR), cita a agência «Lusa», o Chefe de Estado sublinhou que o referendo à despenalização da interrupção voluntária da gravidez é «um caso específico» que irá analisar.

E acrescentou: «Normalmente, costumo cumprir as promessas que faço».

Na entrevista, Cavaco Silva manifestou, ainda, a sua discordância em relação ao recurso a manifestações pelos militares, vincando que essa «não é a melhor forma de resolver os problemas que eventualmente os possam preocupar».
Continue a ler esta notícia

Relacionados