Alentejo: habitat e espécies ameaçadas - TVI

Alentejo: habitat e espécies ameaçadas

A ilha Coco

Plano de Ordenamento do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina gera polémica

O Plano de Ordenamento do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina põe em risco as espécies e os habitats. É a conclusão a que chegou a Liga para a Protecção da Natureza (LPN) esta terça-feira.

«A ser posta em prática a actual versão, que ainda é uma versão de trabalho deste plano, consideramos que ficam em risco os objectivos do parque e as espécies, os habitats e a paisagem», revelou Francisco Moreira, da direcção nacional da LPN, citado pela agência Lusa.

A LPN «pretende evitar que algumas das normas que existem neste plano sejam efectivamente postas em vigor», de acordo com o que disse o dirigente ecologista.

A Liga para a Protecção da Natureza revela a gravidade da proposta. A «intenção» é, segundo o director nacional, «de informar a Comissão Europeia, caso esta proposta vá para a frente, para a violação de directivas internacionais».

«Os valores naturais do parque podem ficar em risco», revela Francisco Moreira. «O Parque tem dois problemas graves, entre outros, que têm a ver com a pressão turística no litoral e com a existência do perímetro de rega na agricultura dentro do Parque», acrescenta.

Para a LPN, o PNSAVC deve ser reforçado com medidas de protecção da natureza e biodiversidade.

A associação revela ainda que o novo Plano de Ordenamento deve «impossibilitar a construção de empreendimentos turísticos fora dos perímetros urbanos» e «rejeitar a instalação de novos campos de golfe e de parques eólicos».

No Plano de Ordenamento deve constar medidas como o «conciliar as práticas agrícolas com a conservação dos valores naturais», o «aumentar a área de Protecção Total» e o«aumentar as áreas de protecção marinha para um mínimo de 30 por cento»

O Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina estende-se entre a ribeira da Junqueira, em São Torpes, e a praia de Burgau, no Algarve, abrangendo os concelhos de Sines, Odemira, Aljezur e Vila do Bispo.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE