Caçadores vão ajudar a limpar a natureza - TVI

Caçadores vão ajudar a limpar a natureza

Ambiente

Campanha visa sensibilizar para necessidade de proteger o ambiente

Relacionados
Milhares de caçadores vão participar, no domingo, em acções de limpeza da natureza, numa campanha que pretende sensibilizar a população para a necessidade de proteger o ambiente, não deixando lixo nos campos ou nas florestas.

A iniciativa, que começou em Maio de 2004 no Algarve e há três anos passou a abranger todo o país, é chamada de Dia Nacional dos Caçadores pelo Ambiente e deverá juntar cerca de 30 mil pessoas.

O presidente da Confederação Nacional dos Caçadores Portugueses (CNCP), Vítor Palmilha, avançou à Lusa que a campanha, que tem o apoio de várias autarquias, deverá contar com a participação de quatro a cinco mil caçadores só no Algarve.

«Um dos objectivos é dizer aos caçadores que, quando vamos para as nossas jornadas de caça, não devemos deixar nem um guardanapo, nem a garrafa de água, nem um saco de plástico espalhados, devemos recolher e pôr num contentor», explicou.

O apelo alarga-se aos restantes cidadãos, para que não larguem nos campos, «pelas ribanceiras», todo o tipo de lixo, como objectas que já não utilizam, mobiliário ou electrodomésticos, de modo a conservar a natureza e a protegê-la de incêndios.

Por outro lado, o dinheiro obtido com a venda do ferro recolhido contribui para «oferecer um electrodoméstico em cada concelho a uma instituição de solidariedade social», referiu Vítor Palmilha.

No ano passado, esta acção permitiu que fossem doados 16 electrodomésticos no Algarve, um por cada concelho. A expectativa é que em 2010 se alargue a todo o país.

Em 2009, obtiveram licença de caça 143 mil caçadores, um número inferior às 153 mil licenças emitidas no ano anterior, de acordo com o presidente da CNCP.
Continue a ler esta notícia

Relacionados