PT quer ser compensada retroactivamente pelo serviço universal - TVI

PT quer ser compensada retroactivamente pelo serviço universal

Grupo PT

Objectivo da operadora é aumentar os investimentos no país

Relacionados
A Portugal Telecom quer ser compensada retroactivamente pelo serviço universal, que vem prestando em Portugal.

É que anualmente, os investimentos da operadora no País têm atingido entre os 400 e os 500 milhões de euros e a empresa quer aumentá-los. Quem o disse foi o vice-presidente da Portugal Telecom, Zeinal Bava.

Bava recordou esta quinta-feira que está na altura da operadora ser compensada, com retroactivos, pelos anos que tem vindo a «carregar» com os custos do serviço universal. Para isso, o vice-presidente da PT quer que seja activado um fundo «para o qual os operadores alternativos vão contribuir».

O mesmo responsável não apontou para já qualquer tipo de período pela qual a «incumbente desejaria ser compensada», mas realçou que «em Espanha, a Telefónica vai ser compensada em 284 milhões de euros, pelos últimos três anos de custos» com este serviço e que por cá já se fala nesta matéria há «pelo menos cinco anos».

«O conceito do fundo está criado mas nunca foi aprovado», disse à margem do 17º Congresso das Comunicações organizado pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC).

O vice-presidente da PT diz, por isso, que este exemplo devia «servir de inspiração» para o nosso regulador. «A Anacom deveria fechar as contas do passado antes de começar a olhar para o futuro», referindo-se ao final do concurso para a escolha de um novo prestador do serviço universal.

Recorde-se que Henrique Granadeiro já referiu que a PT tem anualmente um custo de cerca de 150 milhões de euros com o serviço universal.
Continue a ler esta notícia

Relacionados