Tudo o que precisa de saber sobre a expulsão de Jacques Costa: «As minhas regras do jogo são as regras da humanidade e isso está acima de qualquer jogo»

Saiba tudo sobre esta conversa, aqui!

Jacques Costa marcou presença no programa «Dois às 10», após ter sido expulsa na última gala do «Big Brother 2024». A concorrente recusou-se a nomear e sofreu as consequências. À conversa com Cristina Ferreira e Cláudio Ramos, hoje de manhã, a ex-concorrente explica que tinha a perfeita noção de que as coisas poderiam ter terminado assim: «Queria mesmo manter os meus valores acima disso e acho que as minhas regras do jogo principais são as regras da humanidade e isso está acima de qualquer jogo».

PUB

Cristina Ferreira questiona Jacques: «Que posição quis marcar aqui?», à qual a ex-concorrente esclarece: «Eu desde o início do programa acho que li muito bem toda a gente, na verdade, acho que tinha feito um bom jogo e acho que conseguia argumentar, foi tudo pacífico nesse sentido. Estava muito tranquila em nomear porque faz parte do jogo (...) A Catarina Miranda neste jogo queria claramente protagonismo, estava de alguma forma a manipular o público porque quando as câmaras desligavam ela tratava mal as pessoas. Tentava tirar o protagonismo da VT do Gabi, e foi esse momento que me tocou particularmente. Aquela história como podem imaginar foi tocante para mim (...) Incomodou-me muito. O jogo dela era muito óbvio, como não tinha limites, recorria a todas as histórias de pessoas reais e não tinha problema nenhum recorrer a isso para jogar».

PUB

PUB

Após estas palavras de Jacques Costa, Cláudio Ramos abre o coração e afirma que ficou muito triste: «A Jacques soltou-se muito dentro do jogo, integrou-se, tinha-lhe dito que no sábado aquilo tinha sido bonito para todos os colegas... são tão poucos os que têm a oportunidade de estarem ali dentro... Eu fico com muita raiva quando, não é que não aproveitem a oportunidade, não aproveitam como eu acho que deviam aproveitar».

PUB

Jacques Costa acusa a concorrente Catarina Miranda de utilizar a diferença para sobressair e acusa-a de manipuladora: «Eu lidei com muitas pessoas manipuladoras na minha vida e com sede de protagonismo. Eu acho que três meses não é assim tanto quando se tem um objetivo muito claro.

As pessoas admiravam a Catarina Miranda como jogadora, eu acho que era a minha diferença em relação aos outros jogadores, porque as pessoas nas nossas conversas íntimas que também as tínhamos eles diziam: ela é uma grande jogadora e eu discordava, eu dizia que não era grande jogadora porque se via o jogo que estava a fazer».

PUB

No «Dois às 10», partilhamos imagens de algumas discussões de Jacques Costa dentro da casa do «Big Brother 2024», a ex-concorrente comenta e esclarece algumas polémicas:

«Primeiramente o que fica é que: eu via que estava triste e frustrada. Eu acho que a sensação que eu estava a sentir mais era melancolia. Eu acho que a melancolia é o sentimento mais bonito porque é a mistura de tudo, tristeza, felicidade, confusão, certeza. E, eu estava a sentir muito isso naquele contexto. 

Eu mantive a minha porta sempre aberta e não só a minha porta, procurei sempre a porta dos outros. Eu nunca falei de casas de banho, as conversas iam surgindo porque há curiosidade. A Catarina estava sempre a dizer que eu trazia temas, mas na verdade eles surgiam. Eu ia só comentando».

PUB

A ex-concorrente conta que já sofreu vários tipos de violência por se assumir como pessoa não-binária. E, afirma que conseguiu passar muito bem a sua mensagem e representar a sua comunidade.

Cristina Ferreira comenta: «A Jacques quando anda na rua percebe que está a ser observada, mas é observada de que forma? É com estranheza, com curiosidade, é com desdém?».

Jacques Costa responde: «Primeiro surpresa, acho que é o sentimento geral, mas desde de tudo. Sei que a minha presença já irrita e quando mais pessoas me veem mais vulnerável estou».

Cristina Ferreira anuncia à ex-concorrente: «cá fora houve algumas opiniões de alguns comentadores que diziam que a Jacques não fez um bom serviço à comunidade (...) Acha que conseguiu passar o que é um não-binário?». «Acho que sim, acho que fiz muito bem não verdade. Já recebi muito feed back positivo das pessoas da comunidade», foi a resposta de Jacques. O concorrente acaba por explicar a diferença entre uma pessoa não binária e uma pessoa tranvesti. Ora veja:

PUB

PUB

Jacques Costa explica que os géneros feminino e masculino são redutores da sua experiência. A ex-concorrente do «Big Brother 2024» conta que era muito extrovertido e começou a fechar-se, explica que gosta do seu corpo e que a identidade de género não define a sua orientação sexual.

PUB

Jacques Costa explica o que é ser uma pessoa não-binária. Ora veja: 

No «Dois às 10», Cláudio Ramos revela cábula que pediu à produção. Saiba o que foi:

PUB

Relacionados

Já fez LIKE no Big Brother?