Viveu na rua e hoje é empresário: «Pedia esmola e ia à praça pegar no resto dos peixes que sobravam»

  • 11 jan, 17:19
Helder Batista
Helder Batista

No programa "Goucha" de hoje, trazemos-lhe uma história extraordinária: a de Hélder Batista. Este convidado enfrentou a dura realidade de ser uma criança sem abrigo, tendo de cuidar dos seus irmãos e pedir esmola para sobreviver. Atualmente, é um empresário de sucesso.

Aos seis anos de idade, mudou-se para Lisboa, mas enfrentou enormes desafios quando os pais lutaram contra a toxicodependência. Nesse período, assumiu a responsabilidade pelos irmãos, enfrentando a dura realidade no bairro do relógio, onde pedia esmola para sobreviver. Num relato emocionante, revelou: "Inclusivamente ia à Praça pegar os restos dos peixes que sobravam das bancas".

 

Hélder conta ao apresentador como era a vida nessa altura. O convidado e os irmãos viviam numa casa pré-fabricada, no bairro do Camboja, com acesso intermitente a água e eletricidade, dependendo das condições financeiras. Ao ser questionado por Manuel Luís Goucha sobre como cuidava dos seus dois irmãos, ambas crianças muito pequenas, o atual empresário respondeu: "Com amor, com intuição".

Num determinado dia, a polícia surge na residência de Hélder após uma "denúncia" sobre crianças entregues ao seu próprio cuidado: "Não sabia o que estava a acontecer, quando vi o carro da polícia, fugi por medo". Com visível emoção, o convidado declara: "Parte de mim morreu nesse dia". Foi nesse momento que Hélder se viu sem abrigo, no Jardim Constantino, onde permaneceu até aos 12 anos.

Hélder Batista partilha a sua experiência como criança sem-abrigo: "Não tinha sítio para tomar banho, não lavava os dentes, comia aquilo que as pessoas davam e pedia". Num relato tocante, revela: «A minha casa era feita de cartão, ficava ao pé da padaria». Os seus dias eram ocupados a pedir e a jogar futebol com outras crianças: «Éramos miúdos de rua. O que os miúdos de rua fazem? Andam a vaguear por qualquer lado, as pessoas olhavam-nos de lado».

A viragem na trajetória de Hélder iniciou-se aos 12 anos, quando partilhou com o seu melhor amigo o sonho de construir uma família, ter um negócio e alcançar o sucesso. Este compromisso consigo mesmo tornou-se a força que moldou o caminho que viria a percorrer.

RELACIONADOS

Operação complicada que separou gémeas siamesas: "A que mais sentiu foi a Bibiana, não queria falar com ninguém, nem comigo»

Pai abandonou família quando soube que as filhas eram gémeas siamesas

Jéssica Galhofas: «Só quero perceber porque é que ele assumiu os meus irmãos e a mim não»

Publicação desesperada de Joana Alvarenga ficou viral: «No dia a seguir, mudou tudo»

Sílvia recorda as humilhações do padrasto: «Era obrigada a certas situações»

Se é deste signo, atenção! 2024 será um ano de grandes desafios

Tiago Castro viveu uma depressão profunda: «Não consegui ter mais forças e rendi-me»

MAIS

Mais Vistos

Casos Reais

Goucha

Fotos

Vídeos