Ele quer acabar com os gatos na Nova Zelândia - TVI

Ele quer acabar com os gatos na Nova Zelândia

Gatos

Campanha polémica de um economista visa defender as aves

Gareth Morgan tem um sonho: uma Nova Zelândia livre de gatos domésticos que ameaçam os pássaros nativos do país. A sugestão está a gerar revolta.

A intenção é salvar as aves endémicas do país e por isso fez um apelo nacional aos donos dos gatos para que não criem mais animais. Chegou mesmo a criar o site « Cats to Go», com um slogan bem elucidativo: «Essa sua bola fofa de pelo é um assassino por natureza».

A sua intenção não é promover a eutanásia dos animais,embora seja «uma opção», mas a ideia é mesmo que os donos não substituam os gatos quando estes morrerem. Economista conhecido no país, Morgan também sugere que os felinos fiquem dentro de casa e que os governos locais exijam o registo de animais de estimação.

A campanha não está a caindo bem num país que tem uma das maiores percentagens de gatos como animais domésticos no mundo.

O problema são as aves, que estão cada vez mais ameaçadas. «Imaginem uma Nova Zelândia cheia de aves, pinguins na praia, kiwis a passearem pelos seus jardins», escreve Morgan no seu site, deixando um último pensamento: «Imaginem ouvir cantos de pássaros no meio das nossas cidades».
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE